A Odontopediatria é a área da Medicina Dentária que atua na prevenção e Tratamento Dentário em Crianças e Jovens tanto nos Dentes de Leite (decíduos), como nos definitivos.

5

Apesar de não serem definitivos, os Dentes de Leite nas crianças são muito importantes, e uma higiene incorreta ou má condição oral, pode levar a adversidades futuras mais complicados. Esta Dentição tem as funções de:

  • Mastigação;
  • Manter espaço para Dentes Permanentes;
  • Influenciam o crescimento dos Maxilares;
  • Fonética;
  • Estética;
  • Respiração;
  • Deglutição.

 

Uma primeira consulta, que deve acontecer assim que os primeiros dentes nascerem, pode ser fundamental na prevenção de problemas orais futuros, garantindo que se chegue à idade adulta com uma boca saudável, estética e funcional. Na Saúde Oral a prevenção é sempre mais eficaz que o tratamento!

A primeira consulta de Odontopediatria do seu filho

A primeira ida ao dentista é muito importante na nossa vida. Uma boa experiência pode evitar os medos ou traumas que são associados a esta área da Medicina.

 

Na Prime Dental Clinic contamos com a Dra.ª Joana Costa, médica dentista com prática exclusiva em odontopediatria, também conhecida como a Fada do Dente, com uma vasta experiência em criar uma excelente relação com os mais novos, desmistificando o que é a ida ao dentista. 

 

Na primeira consulta começamos sempre com a observação de toda a condição oral do bebé. Mesmo quando não existem condições adversas visíveis é importante consultar um especialista, que pode detectar tendências como por exemplo problemas na respiração e mastigação.

 

Outra faceta importante desta consulta, é que nela, o Médico Dentista responsável pode explicar aos pais todo o processo de crescimento dentário por que os filhos vão passar. Todos os problemas, soluções e quaisquer dúvidas adicionais que os pais tenham serão esclarecidos. Relembramos sempre todas as informações e dicas sobre a dieta que as crianças devem ter, a sua higiene oral e o que é o flúor.

A análise oral antecipada das crianças na consulta de odontopediatria é a melhor prevenção de problemas oclusais futuros.

 

Recomendamos que se faça a primeira consulta de odontopediatria antes de a criança completar o seu primeiro ano de idade. Os dentes de leite são bastante sensíveis a cáries dentárias.

Os médicos dentistas especializados em Odontopediatria, após uma primeira análise conseguem determinar se a criança tem tendência a criar vários tipo de infeções ou patologias e conseguem recomendar os cuidados que os pais devem ter para evitar o seu desenvolvimento. 

Importância dos Dentes de Leite

A Dentição de Leite tem uma grande importância no desenvolvimento das crianças, pelo que se torna sempre importante tratar dela com todo o cuidado e atenção. Não só estes dentes vão ter um grande impacto no conforto e bem estar dos mais novos, como vão ser determinantes nos processos de:

Desenvolvimento da fala

Uma boa saúde oral e posicionamento dentário vai influenciar todo o processo de aprendizagem de fala e futura dicção, podendo ser determinante em prevenir maus vícios orais.

Desenvolvimento da estrutura facial

Um bom desenvolvimento dentário vai ser determinante para o crescimento correto de toda a estrutura óssea e muscular na face das crianças.

Mastigação

O aparecimento das primeiras peças dentárias vai permitir às crianças começarem a passar da dentição líquida para  sólida. A sua boa condição é importante para evitar dores neste processo.

Orientação da dentição permanente

A dentição de leite vai estar a ocupar a posição dos futuros dentes permanentes, sendo responsável pelo seu correto posicionamento enquanto estão a nascer.

FAQ

Quando se deve realizar a primeira consulta de Dentista?

Recomendamos sempre os pais a trazerem os seus filhos à Prime Dental Clinic quando os primeiros dentes começarem a nascer ou no máximo quando as crianças tiverem 1 ano de idade.

Esta é a melhor altura para prevenir adversidades futuras como a aparição de cáries dentárias ou uma oclusão incorreta e para dar toda a informação aos pais sobre todo o processo de desenvolvimento oral e os cuidados que devem ter.

Como se deve fazer a higienização oral das crianças?

Deve de se começar com a higienização dos dentes assim que estes nascerem.

Deve-se fazer a escovagem das peças dentárias pelo menos duas vezes por dia, sendo que a escovagem antes de se deitarem é obrigatória para a prevenção de cáries e infeções orais.

Existem instrumentos de higiene próprios para os mais novos, feitos de forma a serem mais suaves nos dentes de leite.

Consulte o seu Médico Odontopediatra para se certificar dos utensílios mais recomendados à condição oral da sua criança.

As crianças devem usar fio dentário?

A partir dos 4 anos é recomendado começar a usar fio dentário em junção com a escovagem de dentes habitual. Começar cedo com os corretos hábitos de higiene, é a melhor forma de se manter os mesmos quando se chega à idade adulta.

Quando se deve parar o uso de chucha e biberão?

O hábito de chuchar é natural nas crianças oferecendo conforto e a ideia de segurança.

No entanto, quando estes se mantêm durante vários anos podem trazer complicações à sua saúde oral, causando má oclusão, posicionamento incorreto das peças dentárias e complicações no processo de aprendizagem de fala.

Por volta do primeiro ano, as crianças devem deixar o biberão e começar a transacionar para o uso de copo e aos 3 anos de idade as crianças devem deixar de usar chucha e evitar a criação do hábito de chuchar no dedo.

O que se deve fazer quando um dente definitivo começa a nascer mas o de leite ainda não caiu?

Por vezes acontece que um dente de leite fica a abanar durante bastante tempo e o definitivo já começa a crescer antes do primeiro cair.

Nestes casos continua a ser importante que as crianças não forcem o dente a sair.

Caso considere que a situação já dura à bastante tempo marque uma consulta com o seu médico odontopediatra.

Um dente de leite com cárie deve ser tratado quando vai cair?

Os dentes de leite devem de estar sempre isentos de cárie, pois se não for o caso poderão comprometer não só os mesmos como o dentes adjacentes ou mesmo os dentes definitivos.

É importante ter em conta que um dente com cárie pode criar dores intensas à criança como se fosse um dente definitivo.

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.