O departamento de Disfunção Temporomandibular está direcionado para a prevenção, diagnóstico e tratamento de patologias relacionadas com a articulação temporomandibular (ATM) e com os tecidos e orgãos envolventes e associados.

Disfunção da ATM

A Articulação Temporomandibular é aquela que liga o nosso  maxilar inferior ao osso temporal do crânio, localizada à frente das orelhas, sendo responsável em parte pelas funções de mastigação, deglutição, fala, sorriso e bocejo.

A Disfunção da articulação temporomandibular, também conhecida por DTM, representa todo o conjunto de distúrbios e mal funcionamentos dos músculos envolvidos no processo de mastigação, da ATM e de todas as estruturas associadas.

Esta é uma condição mais prevalente no género feminino, especialmente entre os 20 e 50 anos, com os primeiros sintomas de dores intensas na articulação e restrições no movimento da mandíbula.

Causas

No caso da DTM é muito dificil de determinar qual foi exatamente a causa da patologia, muitas vezes sendo várias as causas.

Fatores como o stress, ansiedade,traumatismos na articulação, tensão muscular na zona maxilar, outras patologias articulares como as artrites, problemas de oclusão e infeções locais ou sistémicas, todos podem ser causas do aparecimento da disfunção temporomandibular, quando causam um aumento da pressão na articulação e tecidos envolventes.

Esta pressão com o tempo, se não for corrigida, pode trazer dor, originar bloqueios à abertura da boca e estalidos da articulação temporomandibular.

tensão ATM

Sintomas da Disfunção da ATM

Os sintomas da DTM são bastante variados, dependendo muito das causas e da morfologia facial de cada paciente.

 

A dor no local da articulação, e dificuldade em abrir ou movimentar todo o maxilar são os sintomas mais comuns. Adicionalmente, os pacientes podem se queixar de ouvir estalidos quando movimentam o maxilar, sentir dores de cabeça e um cansaço não justificável nos músculos relacionados com a mastigação. Caso sinta os sintomas mencionados não hesite em consultar um dos nossos Médicos Dentistas.

 

Por ser uma zona delicada e complexa, muitas vezes é difícil de perceber exactamente qual é a causa dos sintomas nos ligamentos entre maxilar e o crânio. Um médico Dentista especializado em Disfunção Temporomandibular consegue fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento mais adequado à condição e características de cada paciente.

Fase de Diagnóstico

Numa primeira consulta na Prime Dental Clinic o médico Dentista responsável começa por fazer toda a análise à condição oral do paciente.

Por ser uma condição cujos sintomas estão presentes em várias patologias é necessário recorrer a um médico dentista especializado na DTM.

Será pedido que dê a conhecer todo o seu historial médico e poderá ser necessário efetuar realize exames, como ressonâncias magnéticas às articulações, tomografias computadorizadas, raio X e ortopantomografias.

diagnostico DTM

Fase de Tratamento da Disfunção da ATM

Caso se verifique a presença de DTM, o médico dentista pode recomendar vários tratamentos, dependendo das características, historial e condição de cada paciente.

Existem casos em que mesmo sem tratamento a patologia dissipa-se por si só. Depois de uma análise cuidada o médico dentista responsável pode sugerir os seguintes tratamentos:

  • Tratamento com recurso a medicação;
  • Tratamento com recurso a goteiras oclusais, que são placas acrílicas, criadas com a assistência de tecnologias de planeamento digital, de forma a assentar na perfeição e indo de encontro às características oclusais de cada paciente, que têm o objetivo de evitar movimentos que possam prejudicar a saúde oral. Muitas vezes as goteiras podem ser usadas somente de noite;
  • Tratamento de equilíbrio oclusal através de desgastes em peças dentárias que irão levar a uma melhor oclusão;
  • Tratamento de fisioterapia, exercício e massagem;
  • Tratamento com recurso a toxina Botulínica – Botox. A aplicação da toxina na zona maxilar produz um bloqueio nas terminações nervosas, que por sua vez vão diminuir a pressão que existe sobre a articulação.

FAQ

É possível que os homens também sofram de DTM?

Sim.

Apesar da condição ser muito mais prevalente em mulheres (cerca de 90% dos casos), especialmente entre os 20 e 50 anos, também é possível que ela apareça em homens.

Como se deve fazer a prevenção da DTM?

A melhor prevenção passa por seguir um estilo de vida mais saudável.

Evitar situações de stress, e o stress em geral, que está entre as principais causas da disfunção, é o melhor remédio.

O seu médico dentista pode também recomendar algumas práticas que reduzam a tensão presente na articulação.

A DTM tem cura?

A Disfunção Temporomandibular é crónica, podendo estar presente durante toda a vida dos nossos pacientes e requerendo um acompanhamento contínuo por parte dos médicos dentistas.

No entanto, os tratamentos utilizados hoje em dia já são bastante eficazes na redução dos sintomas permitindo aos pacientes que levem uma vida normal e confortável.

É necessário cirurgia para tratar a DTM?

Existe cirurgia para aliviar os sintomas da DTM mas esta é só usada em casos extremos. Em muitos pacientes um tratamento nada ou pouco invasivo é suficiente para a correção das dores e dificuldades de movimento.