A Endodontia, também conhecida como Desvitalização Dentária, é a área da Medicina Dentária que se dedica ao estudo e tratamento de patologias da polpa dentária (composta por todos os tecidos e nervos que se encontram na câmara interior do dente) e dos tecidos que rodeiam as suas raízes.

Desvitalização

Estas patologias existentes na parte interior do dente podem aparecer devido a traumatismos, fraturas ou cáries profundas, que podem ser sentidas quando existe um aumento na nossa sensibilidade dentária, quando se encontram abcessos na gengiva, ou por vezes quando se cria um certo desconforto ao mastigar, ou o dente fica mais escuro.

No tratamento de Endodontia começa-se por fazer a remoção de toda a polpa, também conhecida por nervo do dente e dos canais radiculares, preservando a peça dentária, para de seguida, através de um selamento hermético com materiais biocompatíveis ser possível devolver toda a sua estética e funcionalidade.

Enquanto há uns anos a extração dentária seria a única opção quando as patologias no interior da peça dentária se tornavam muito severas, os tratamentos de endodontia representam um enorme avanço na Medicina Dentária, permitindo a reabilitação total do dente.

Caso sinta os sintomas mencionados, marque a sua consulta de avaliação e um médico Dentista, especializado em desvitalização dentária, irá avaliar a sua condição oral de modo a perceber se a desvitalização dentária é a única solução ou se tratamentos mais conservadores e menos invasivos lhe conseguirão devolver o conforto.

Como se realiza um tratamento de Endodontia

Na Prime Dental Clinic começamos todos os tratamentos com uma consulta de avaliação, em que o Médico Dentista faz uma avaliação completa à sua condição oral, recorrendo a observação direta, observação com sonda, testes de sensibilidade dentária e exames de raio-X.

Sempre que possível, preferenciamos tratamentos mais conservadores e menos invasivos que um tratamento endodôntico. Somente quando se verifica uma infeção na polpa dentária é que recorremos a este tipo de tratamentos, a fim de evitar uma extração dentária, quando as dores se intensificarem.

Numa segunda consulta, quando o Médico com prática clínica em Endodontia confirmar que esta é a solução ideal para o caso do paciente, começa-se o tratamento com a abertura coronária para aceder ao tecido pulpar no interior do dente, sempre com recurso a anestesia local.

Nos dentes anteriores é realizada uma abertura na sua parte de trás e, em dentes molares ou pré-molares, a abertura será feita pela coroa, de forma a permitir a remoção de todo o tecido de polpa dentária. 

Efetuada a remoção da polpa ou nervo, realiza-se uma desinfeção da peça dentária de forma a eliminar todo o tipo de bactérias, evitando o reaparecimento de possíveis infeções. Faz-se a preparação dos canais radiculares e começa-se o processo de preenchimento, recorrendo a materiais biocompatíveis melhor aceites pelo nosso corpo.

Na Prime Dental Clinic a Dra.ª Andreia Morais, com prática clínica em Endodontia, recorrendo ao Microscópio operatório, que permite aumentar a visão até 32 vezes, consegue assegurar um tratamento eficaz na remoção de todo o nervo e preenchimento da câmara dentária, muitas vezes sendo a razão de evitar uma extração dentária.

Para terminar o tratamento realiza-se um selamento hermético, recorrendo de novo a materiais biocompatíveis, de forma a restaurar a sua estética natural. Passadas poucas horas, quando os efeitos da anestesia passarem, a peça dentária irá recuperar toda a sua funcionalidade, sendo sempre necessário ter em atenção as recomendações dadas pelo Médico Dentista.

De forma geral, cada peça dentária deverá demorar entre 20 e 40 minutos a ser intervencionada, pelo que poderá ser possível realizar mais de uma desvitalização em cada consulta, caso seja necessário.

Neste tipo de procedimento, é sempre importante a utilização do dique de borracha, sendo de caráter obrigatório. Este serve para isolar o dente a intervencionar da cavidade oral, de forma a evitar a contaminação do mesmo com bactérias e a deglutição dos produtos desinfetantes canalares ou qualquer instrumento.

FAQ

O tratamento de Endodontia causa dor?

Na Prime Dental Clinic de forma a assegurar o máximo conforto possível durante os tratamentos, recorremos à anestesia local sempre que existe a possibilidade de dor ou desconforto.

Em casos, em que não seja possível recorrer a uma anestesia local, por exemplo devido ao desconforto do paciente perto de agulhas, dispomos também de tecnologias de sedação consciente, completamente indolores.

Depois de realizado o tratamento, qualquer desconforto que se possa sentir é facilmente combatido com recurso aos fármacos que o Médico Dentista responsável irá recomendar.

Existem alternativas a tratamentos de Endodontia?

Os tratamentos de Endodontia foram uma grande evolução na Medicina Dentária, permitindo manter a estética e funcionalidade da dentição em casos que anteriormente tinham de recorrer à extração dentária.

Sempre que possível preferimos recorrer a tratamentos menos invasivos, no entanto, quando existe uma infeção da polpa dentária, esta é a melhor solução, evitando adversidades e custos futuros.

Quando não se faz um diagnóstico e tratamento atempado destas condições, a solução final irá passar pela extração dentária, e posteriormente colocação de implantes e peças protéticas.

Existe a possibilidade de um dente desvitalizado voltar a doer?

Atualmente, a desvitalização é um tratamento já bastante evoluído e feito com recurso a materiais e técnicas de alta precisão, o que tornou o tratamento bastante previsível e duradouro.

No entanto, ainda é frequente encontrarmos pacientes que receberam um tratamento menos completo e, devido a isso, voltaram a sentir abcessos, dores ou problemas na mastigação. Nestes casos é necessário refazer o tratamento endodôntico, desta vez garantido que todo o nervo é removido.

Na Prime Dental Clinic, recorrendo às últimas tecnologias e técnicas de Medicina Dentária, como por exemplo o microscópio endodôntico, procuramos garantir sempre um tratamento de sucesso e duradouro.

Um dente desvitalizado tem uma estética mais artificial?

Existem casos em que depois de um tratamento de Endodontia a peça dentária não fique com um aspeto natural.

Muitas vezes a sua cor sofre algumas alterações, e o seu formato pode criar um trincar que cause uma sensação estranha.

Na Prime Dental Clinic, para nos assegurarmos que a peça dentária desvitalizada mimetiza na perfeição, tanto a estética como a funcionalidade de um dente são, usamos materiais biocompatíveis, desenhados para copiar a imagem do dente natural e seguimos todos os protocolos recomendados.

Caso uma das suas peças dentárias desvitalizadas tenha sofrido uma grande alteração na sua cor, sugerimos o tratamento de branqueamento dentário interno, que devolverá durante bastante tempo a cor desejada ao dente.

Pode-se realizar tratamentos de Endodontia em mulheres grávidas?

Já está bem estudado que problemas na Saúde Oral de mulheres grávidas pode trazer complicações para a saúde da criança por nascer. Deste modo, não só é possível realizar tratamentos em mulheres grávidas, como também é recomendado sempre que necessário. 

Caso o Médico Dentista responsável se aperceba que é necessário um tratamento mais pormenorizado, pode optar por controlar a patologia enquanto decorre a gravidez e realizar o tratamento final após o parto.

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.