A Ortodontia é o ramo da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e tratamento de disfunções Dento-Faciais.

consulta de ortodontia

Para além do tratamento mais conhecido de correção da posição dos dentes, os avanços na Medicina Dentária, permitem-nos corrigir complicações como a posição incorreta dos maxilares, existência de mordidas cruzadas ou de espaçamento entre os dentes.

Os Aparelhos Dentários cada vez mais avançados adaptam-se e são criados de forma personalizada a cada paciente para oferecer sempre o melhor resultado possível.

O nosso objetivo na Prime Dental Clinic é corrigir Oclusões Dentárias incorretas, de forma a promover uma melhor distribuição das forças exercidas sobre os dentes, evitando traumas na gengiva, ossos e ligamentos.

aparelho dentário

Procuramos promover em conjunto a saúde Oral e a saúde em Geral! 

Para além de uma melhor estética facial, os nossos Aparelhos Dentários permitem devolver aos pacientes as funções naturais da sua dentição, como a capacidade de mordida, mastigação e uma correta fonética e articulação de palavras.

Aconselhamos os pais a trazerem as suas crianças à primeira consulta de Ortodontia, por volta dos 6 anos de idade.

Mesmo quando não existem complicações ortodônticas já visíveis, os Médicos Dentistas conseguem avaliar como a dentição irá evoluir ao longo dos anos.

Começar um tratamento preventivo é a melhor maneira de evitar complicações futuras, que durem mais tempo e que sejam mais dispendiosas.

Apesar de este tratamento ser mais comum em crianças e adolescentes, atualmente já temos muitos pacientes que nos vêm procurar na idade adulta.

O processo biológico de movimento dentário não se altera com a idade! Existem alguns processos que podem ser diferentes, mas o resultado e o tempo de uso de aparelho ortodôntico deve ser semelhante.

Começamos sempre por corrigir qualquer complicação já existente, como a presença de cáries dentárias, para um tratamento bem sucedido e que não aumente patologias orais já presentes e, depois da colocação dos aparelhos dentários, começamos rapidamente a ver resultados estéticos que devolvem as funções naturais de uma Dentição. 

Em média, estes tratamentos demoram entre 18 e 24 meses sempre dependendo do caso de cada paciente.

Na Prime Dental Clinic aliamos profissionais de excelência, a aparelhos ortodônticos de alta qualidade, trabalhados por um laboratório Dentário de renome e nossa confiança, para dar a todos os pacientes tratamentos únicos e personalizados à sua Dentição e Fisionomia Oral.

Na maioria dos casos, problemas relacionados com a ortodontia acontecem devido a condições hereditárias (passadas de pais para filhos), mas também podem ser causadas por hábitos que se tem em criança, como chuchar no dedo ou numa chupeta até uma idade avançada ou se respirar pela boca.

Quem deve realizar tratamentos de Ortodontia?

Para saber se precisa de realizar um tratamento de ortodontia, recomendamos sempre que consulte um Médico Dentista especializado nesta área.

Através de testes e exames é possível analisar toda a condição orofacial dos pacientes, para que possamos administrar o tratamento mais recomendado, assim como decidir o tipo de aparelho que se deve de usar e prever o tempo estimado do procedimento.

Relembramos que é importante não faltar às consultas de ajustamento do aparelho. Nelas, o Médico Dentista, consegue perceber como o tratamento está a correr e consegue fazer os ajustes necessários para se conseguir obter o melhor resultado possível, tendo em atenção o conforto do paciente. 

Em alguns casos, recomendamos complementar os tratamentos de Ortodontia, com a colocação de Facetas Dentárias. Estas finas peças de Cerâmica, desenhadas para mimetizar a aparência e funcionalidade de um dente Natural, conseguem corrigir imperfeições no sorriso dos nossos pacientes, como a sua cor ou formato.

A importância de um tratamento de Ortodontia!

Estética

O aparelho ortodôntico devolve a estética de um sorriso Natural, corrigindo a posição das peças dentárias e do maxilar.

Esta correção na harmonia do sorriso leva, em muitos dos nossos pacientes, a um aumento da sua auto-estima e confiança.

Saúde Oral

A má Oclusão Dentária e mau posicionamento das peças dentárias podem levar a que haja complicações futuras adicionais, que podem danificar tanto os músculos da boca, como o osso maxilar e a gengiva.

Em muitos casos, uma má oclusão leva ainda a um aumento de dores de cabeça e stress.

Higiene

Ter dentes desalinhados ou sobrepostos uns sobre os outros pode causar dificuldades no processo de higienização oral.

Quando o tratamento ortodôntico não é realizado atempadamente, a falta de higienização nos espaços escondidos entre os dentes pode trazer complicações adicionais, como o aparecimento de cáries e inflamações na gengiva.

Em casos graves, quando a inflamação na gengiva causa danos no tecido e no osso maxilar, temos de recorrer a tratamentos adicionais de Periodontologia antes de começar o tratamento Ortodôntico.

Funções Naturais

Uma correta posição das peças dentárias irá devolver ao paciente toda a funcionalidade de uma dentição saudável em termos de dicção e fonética, mastigação e força na mordida.

FAQ

A que idade se deve começar um tratamento Ortodôntico?

Na Prime Dental Clinic recomendamos a todos os pais que tragam os seus filhos à primeira consulta por volta dos seus 6 anos de idade.

 

Mesmo quando não existem problemas já visíveis, os Médicos Dentistas conseguem prever a evolução dentária e tratar preventivamente complicações que possam eventualmente existir.

 

No entanto, é possível começar um tratamento ortodôntico em qualquer idade, e hoje em dia já recebemos muitos pacientes adultos, que rapidamente começam a notar o efeito que os aparelhos ortodônticos têm no seu sorriso.

 

Recomendamos começar tratamentos de Ortodontia em crianças com menos de 6 anos quando:

  • A criança tem o queixo avançado – os dentes do maxilar inferior estão à frente do maxilar superior;
  • Existe perda precoce dos dentes de leite – normalmente os primeiros dentes devem de começar a cair por volta dos 6 anos;
  • A criança continua com o hábito da chupeta, ou continua a chuchar no dedo depois dos 4 anos;
  • A criança tem o hábito de respirar pela boca.

Quanto tempo demora um tratamento de Ortodontia?

Cada caso é um caso e diferentes pacientes irão ter tempos de tratamento diferentes.

Na sua primeira consulta, iremos realizar vários exames e testes, que permitirão ao Médico Dentista perceber qual é o melhor tratamento para cada paciente.

Estes testes permitem que consigamos dar aos pacientes uma previsão bastante próxima do tempo de duração do tratamento.

Em média, o tratamento dura entre um ano e meio e dois anos.

Como se deve proceder à higienização de um aparelho dentário?

A higienização dentária é fundamental durante o uso de Aparelhos Dentários para evitar que exista o agravamento de condições orais adversas.

O recomendado é continuar com os hábitos de higiene habituais, 2 vezes por dia, com os cuidados adicionais de:

  • Utilizar um escovilhão nos espaços entre cada bracket (peças do aparelho que se colam na face de cada dente), para higienizar os arcos do aparelho e a superfície lateral de cada peça. O Médico Dentista irá recomendar qual o escovilhão apropriado para cada paciente.
  • Utilizar a escova dentária para proceder à limpeza habitual dos dentes, tendo cuidados adicionais, para se certificar que toda a zona do aparelho dentário fica higienizada.

Colocar um Aparelho Dentário causa dor?

A instalação de um aparelho dentário fixo é indolor.

Qualquer desconforto que possa existir nos primeiros dias depois de se fazer a ativação do aparelho irá rapidamente desaparecer.

Devo usar aparelho fixo ou removível?

Para ter a certeza sobre o tipo de aparelho a usar, recomendamos sempre que se faça uma consulta de avaliação com o Médico Dentista especializado em Ortodontia.

As condições do sorriso de cada um e a idade, vão determinar que tipo de aparelho se deve colocar. 

De forma geral, o aparelho de contenção removível é mais usado em tratamentos preventivos em crianças e o aparelho fixo é usado em casos em que a disfunção dentária já é visível. 

Muitos dos nossos pacientes adultos optam ainda por usar Aparelhos Alinhadores Removíveis, que têm o mesmo objetivo que aparelhos fixos, funcionando de forma similar, mas com a vantagem de serem esteticamente mais agradáveis, praticamente incolores e imperceptíveis.

Pode-se continuar com uma alimentação normal quando se coloca Aparelho Dentário?

Existem poucas restrições que se vai ter de fazer na dieta quando se procede à colocação de aparelho dentário.

Alimentos bastante duros podem danificar o aparelho, ou alterar a sua posição, pelo que não são recomendados, e existem alimentos que trazem algumas complicações adicionais, como:

  • Café ou outros alimentos com bastante corante, que têm tendência a manchar os brackets do aparelho;
  • Gomas e pastilhas que tenham tendência a colar-se ao dente. Durante o uso de aparelhos dentários é ainda mais importante garantir que não exista um excesso de consumo de açúcar – um dos principais causadores de cáries dentárias;
  • Alimentos fibrosos ou com demasiadas sementes, podem ser consumidos, mas é preciso ter atenção adicional quando se vai fazer a higienização dentária e do aparelho;

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.