A gravidez é uma fase especial na vida dos nossos pacientes e como Médicos Dentistas queremos garantir que a saúde oral da mãe está garantida, promovendo uma boa saúde oral também no bebé.

saude oral de mulher grávida

Aconselhamos os nossos pacientes a marcarem uma Consulta de Avaliação antes de engravidar, de forma a avaliar a sua saúde oral e corrigir complicações ou patologias que possam trazer problemas tanto para a mãe como para o bebé.

No entanto, na Prime Dental Clinic garantimos a todos os pacientes que os tratamentos realizados nunca irão pôr em causa a saúde da criança. Em certas situações o Médico Dentista pode optar por controlar uma patologia enquanto a paciente estiver na fase da gravidez, para depois concluir o tratamento no pós-parto.

Mesmo tratamentos com recurso a anestesia são perfeitamente seguros para a criança e preferenciais à possível transmissão de bactérias por parte da mãe.

Durante a gravidez, a mulher sofre grandes alterações hormonais, que irão ter efeitos na dentição, gengiva e osso alveolar. Vai haver uma maior facilidade de sangramento na gengiva e existe uma maior probabilidade de aparecimento de cáries devido ao menor número de refeições que é habitual e à maior acidez salivar devido a vómitos, que poderão provocar também a não escovagem dos dentes.

Por isso, recomendamos aos pacientes que realizem uma consulta de higiene oral de 3 em 3 meses. Para além do médico dentista responsável se certificar que não existe placa bacteriana nem tártaro, é possível diagnosticar pequenas anomalias na saúde oral da paciente que caso não sejam tratadas podem trazer complicações futuras para a saúde da criança.

As consultas de Higiene Oral nesta fase de vida da paciente, servirão adicionalmente para informar sobre todos os cuidados que se deve ter com a higiene oral, alimentação e hábitos orais durante esta fase e os cuidados que deve de ter com a criança quando esta nascer.

Importância da Saúde Oral durante a Gravidez

Durante a gravidez, toda a saúde e cuidados da mãe vão ter influência na saúde oral da criança quando nascer e com o corpo numa fase de mutação, todos os cuidados têm de ser redobrados.

 

A presença de cáries ativas pode fazer com que certas bactérias impróprias passem para o bebé, aumentando a probabilidade dela ter complicações semelhantes numa idade mais jovem. Doenças periodontais em estado avançado aumentam em cerca de 8 vezes o risco de ter um parto prematuro e fetos com baixo peso à nascença.

 

Para evitar complicações acrescidas, para além daquelas por que o corpo passa naturalmente durante a gravidez, recomendamos que as mulheres grávidas evitem a ingestão excessiva de alimentos salgados e doces, que têm uma maior tendência a originar cáries, façam a escovagem dentária mais vezes ao dia e combinar com o uso de fio dentário e elixir e que assim que sentirem algo de errado na sua saúde oral, que consultem o seu Médico Dentista.

FAQ

Para esclarecer qualquer dúvida que tenham, vamos responder a algumas das questões mais comuns durante esta fase. Caso tenha alguma dúvida adicional não hesite em nos contactar.

Posso realizar qualquer tratamento oral durante a gravidez?

Os tratamentos realizados na Prime Dental Clinic durante a gravidez não irão afetar de maneira nenhuma o estado e condição do bebé.

No entanto, é possível que o Médico Dentista opte por um tratamento que previna o agravamento da patologia durante esta fase, para ser completado depois de a criança nascer.

A gravidez enfraquece os dentes, o que leva a que apareçam mais cáries?

Não.

A gravidez não irá enfraquecer as peças dentárias, no entanto existe uma maior tendência para criar cáries devido às modificações que acontecem no corpo.

Os vómitos e mudanças nos hábitos alimentares requerem que as mulheres tenham cuidados redobrados com a higienização oral.

Qual é a melhor altura para marcar uma consulta?

Idealmente recomendamos que se marque uma consulta de Higiene Oral antes de engravidar, e durante a gravidez a cada 3 meses, de forma a garantir que não existem condições orais que possam ser transmitidas da mãe para a criança.

As gengivas sangram mais durante a gravidez?

Sim, é possível que as alterações hormonais façam com que exista uma maior facilidade de sangramento durante a gravidez.

Se tal acontecer, consulte o seu Médico Dentista porque este é um dos primeiros sinais de doenças periodontais, que quando se agravam podem causar um nascimento prematuro da criança.

Quando a criança nascer quais devem de ser os cuidados a ter com a sua Saúde Oral?

Mesmo antes de os primeiros dentes nascerem é importante começar com os cuidados orais da criança, passando uma gaze humedecida nas gengivas com água pelo menos uma vez ao dia de preferência à noite.

Assim que os primeiros dentes começarem a nascer deve de se começar com a sua higienização com o material apropriado e deve de se fazer a marcação para a primeira consulta de Odontopediatria.

Tanto nesta consulta como nas consultas antes da criança nascer, o médico dentista vai explicar aos pais todo o processo de crescimento oral por que a criança vai passar, quais os cuidados a ter e como ajudar a criar hábitos de higiene que perdurem durante toda a vida.

Devem tratar-se os dentes de leite?

Sim, uma boa higiene oral e tratamento dos dentes de leite é fundamental para assegurar o conforto da criança, a estética do seu sorriso e a sua saúde oral futura. Esta dentição não só está sujeita a apanhar cáries, como tem maior probabilidade de tal acontecer.

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.