A Dentisteria – Restaurações é a especialidade da Medicina Dentária encarregue de corrigir as peças dentárias que apresentam lesões, traumatismos, fraturas, alterações de cor ou malformações dentárias congénitas.

Uma das causas mais comuns para o uso deste tratamento é a presença de cáries dentárias em uma ou mais peças.

O tratamento desta patologia numa fase precoce, é a melhor prevenção para tratamentos mais invasivos no futuro, como o tratamento de Endodontia – desvitalização dentária, ou mesmo a extração e colocação de implantes.

sorriso com restaurações

O que é a Cárie Dentária

A Cárie Dentária é a patologia oral mais comum hoje em dia, sendo causada pela presença de bactérias provenientes de alguns alimentos, que se vão acumulando nas peças dentárias e começam a criar ácidos que com o tempo corroem a superfície dentária criando cavidades.

 

Uma das problemáticas associadas ao aparecimento de cáries dentárias é, que numa fase precoce, é muito difícil de serem detectadas pelos nossos pacientes sem a assistência de um Médico Dentista.

 

Quando os pacientes se apercebem da presença de cavidades nas suas peças dentárias ou quando começam a sentir dores, de forma geral é porque a patologia já está avançada e é necessário recorrer a tratamentos mais invasivos, como a Desvitalização. Por esta razão, na Prime Dental Clinic, recomendamos a todos os nossos pacientes a realização de duas consultas de check-up anuais. 

 

O tratamento das Cáries Dentárias numa fase precoce é bastante simples, consistindo na remoção da estrutura dentária afetada e na sua substituição por materiais estéticos. Estas restaurações são rápidas e não causam desconforto ao paciente!

 

Na mesma consulta é possível remover toda a estrutura afetada com a assistência de anestesia, realizar a aplicação do material estético mais apropriado ao caso de cada paciente e fazer-se todos os ajustes necessários para que a peça replique na perfeição a sensação e trinca de um dente natural.

Materiais Estéticos de Restaurações

Na Prime Dental Clinic optamos pela realização de restaurações com compósitos brancos, estéticos e de execução relativamente simples, sem necessitarem de preparos especiais e antecipados.

 

Apesar de ser um material relativamente simples, ainda existe a necessidade de grande destreza por parte do Médico Dentista na escolha da cor ou cores, seleção do material e sua aplicação.

 

Os compósitos variam de acordo com a função procurada. Em tratamentos a dentes anteriores, recomendamos a aplicação de material mais estético, enquanto que nos dentes posteriores, damos preferência à sua resistência.

 

Este material tem a grande vantagem de ser bastante adaptável a diferentes situações – tratamento de dentes com cárie, fraturas, alterações de forma ou cor, encerramento de pequenos espaços entre os dentes e correção de pequenas imperfeições e malposições; e por ser produzido em diferentes tonalidades, pode ser adaptado à dentição de cada paciente de forma a tornar o tratamento imperceptível.

Restaurações com Amálgamas

A aplicação de amálgamas foi um tratamento muito comum para restaurações dentárias nos últimos 100 anos e, apesar de ainda existir algum debate sobre o assunto, não existem provas concretas sobre os efeitos negativos que o material pode ter na nossa saúde.

 

Na Prime Dental Clinic, queremos aliar um tratamento eficaz e duradouro a uma estética agradável e natural e por isso preferimos o uso de materiais, como os compósitos, que vão mais de encontro à aparência do dente.

 

Se estiver insatisfeito com a estética da sua amálgama, a substituição por materiais que melhor mimetizem o dente natural é bastante simples e trará resultados duradouros.

restaurações com Amálgamas

Outros tratamentos realizados na Prime Dental Clinic

Fraturas, alterações de cor e correção de espaçamentos entre os dentes

Com recurso aos materiais criados em compósitos é possível tratar as pequenas imperfeições nas peças dentárias.

Fraturas, alterações de cor e espaçamentos entre os dentes, são corrigidos na primeira consulta do paciente à clínica.

Em casos em que exista uma grande perda dentária, desgaste ou alteração na cor, o Médico Dentista responsável pode recomendar aos pacientes a aplicação de Facetas Dentárias – finas peças de cerâmica desenhadas de forma individual e personalizada às características individuais de cada paciente que irão cobrir a superfície dentária devolvendo uma estética Natural e Harmoniosa.

Inlays, Onlays e Overlays

Quando existe uma grande perda dentária, que comprometa a resistência e estabilidade da dentição, recomendamos o tratamento com recurso a restaurações indiretas, com peças em cerâmica criadas no mesmo dia em Clínica.

Com recurso às tecnologias de planeamento digital, é possível criar peças completamente personalizadas à fisionomia e condição oral de cada paciente, tendo em atenção todos os pequenos detalhes, como estado do dente, a sua posição e cor.

Na consulta o Médico Dentista responsável consegue avaliar com recurso a tecnologias de diagnóstico e exames Médicos qual o melhor tratamento para cada caso e executa o mesmo com recurso à tecnologia digital, utilizando o scanner intra-oral Cerec. No mesmo dia é executada a peça dentária em cerâmica e a sua colocação.

FAQ

Como se evitam as cáries?

Uma boa higiene oral, escovando os dentes duas vezes ao dia com assistência de colutório oral e fio dentário, é essencial para evitar o aparecimento de cáries, em conjunto com uma dieta equilibrada sem excessos de açúcar.

Como surgem as cáries dentárias?

Quando não se realiza uma higiene oral exaustiva, bactérias deixadas por alimentos ricos em hidratos de carbono, irão ser decompostas de forma a criar ácidos, que com o tempo têm a capacidade de corroer a peça dentária e assim criar a cárie dentária.

As amálgamas devem ser substituídas por outro tratamento?

As amálgamas foram um tratamento muito eficaz em trabalhos de dentisteria, no entanto, já é um material bastante desatualizado.

Numa primeira consulta, o médico dentista irá analisar o estado das peças, se houve desgaste ou fractura e se a sua posição foi alterada.

Caso o tratamento ainda esteja em bom estado, recomendamos mantê-lo.

Quando o material já tenha sofrido algum desgaste, ou se o paciente quiser melhorar a estética da peça dentária, o médico dentista irá recomendar a sua remoção para substituir por um tratamento com recurso a materiais em compósito ou cerâmica.

Como deve ser efetuada a manutenção das restaurações?

Recomendamos aos nossos pacientes continuarem com os seus hábitos de higiene regulares.

Caso cuidados especiais sejam necessários em algum caso, o médico dentista responsável irá mencioná-los numa primeira consulta.

Cáries dentárias podem voltar a aparecer em dentes já tratados?

O tratamento de dentisteria foca-se unicamente em restaurar a parte afetada pela cárie, pelo que o dente não ganha imunidade em relação ao aparecimento da patologia.

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.