As Facetas Dentárias são peças finas de cerâmica usadas em restaurações Dentárias para conseguir resultados naturais, estéticos e duradouros. Quando os nossos pacientes não estão satisfeitos com a cor, o formato ou a posição dos seus dentes, usamos estas peças, que servem como uma capa para o dente natural, de forma a criar um sorriso mais harmonioso e que vá de encontro às suas expectativas.

facetas dentárias

Na Prime Dental Clinic, usando as últimas tecnologias de Medicina Dentária, conseguimos evoluir para o uso das Lentes de Contacto Dentárias, mais finas e resistentes, capazes de produzir resultados mais estéticos e com a enorme vantagem de não necessitarem que exista um desgaste tão grande no dente antes de começar o tratamento.

Desde que se começou a realizar este tratamento em Portugal, ele tem ganho cada vez mais evidência e é atualmente um dos mais procurados na nossa Clínica Dentária.

Para assegurar que cada um dos nossos pacientes consegue obter o sorriso que estavam à procura, usamos Software de Planeamento Digital, capaz de reproduzir imagens da boca fidedignas ao milímetro, passando-as para o computador onde o Médico Dentista, pode começar a fazer o Mock-up do resultado final, sempre acompanhado pelo paciente que vai dando as suas opiniões e diretrizes acerca do resultado que pretende.

Antes de colocar as Facetas Dentárias finais, realizamos sempre um teste com material provisório, para garantir que tanto o profissional como o paciente estão satisfeitos com o que irá ser o resultado final.

Acreditamos que o trabalho de equipa, neste caso, vai oferecer o melhor resultado, assegurando que o tratamento vai ser capaz de reproduzir a funcionalidade de uma dentição natural e que ao mesmo tempo vai de encontro às expectativas do paciente!

Quando se devem aplicar Facetas Dentárias

A colocação de Facetas Dentárias é um tratamento estético realizado para lhe oferecer o sorriso que sempre desejou. Aconselhamos todos os nossos pacientes que não estão satisfeitos com o seu sorriso, a entrarem em contacto connosco, para perceber se este tratamento é apropriado à sua situação.

 

Este tratamento é muito usado em casos que:

  • Os dentes estão escurecidos;
  • Houve um lascar ou partir do dente;
  • Os dentes estão desgastados, por exemplo devido a condições como o “bruxismo”;
  • Os dentes não estão com um alinhamento natural ou estão tortos;
  • Existem diastemas (espaçamentos) entre os dentes.

 

Em alguns casos, quando os nossos pacientes nos procuram para alterar a disposição de várias peças dentárias, recomendamos começar com o tratamento de Ortodontia que vai ajudar a levar os dentes à posição desejada para depois proceder à colocação das Facetas, ou Lentes de contacto, de forma a obter o melhor resultado final. 

Processo de Colocação de Facetas Dentárias

O tratamento de colocação de Facetas Dentárias deve sempre começar com uma consulta de Avaliação e Diagnóstico, onde se procede à realização de exames intra e extraoral exaustivos, para garantir que a saúde oral está garantida e se discutir quais as expectativas do paciente e como o Médico Dentista as pode aliar a um tratamento de sucesso. 

Se, existem problemáticas à priori, como a presença de cáries dentárias, estas devem de ser tratadas antes de começar o tratamento. Os Exames documentam tudo o que se refere à cor, marcas no dente, manchas ou outras características presentes.

consulta de avaliação
preparação facetas dentárias

Numa Segunda Consulta será feita a preparação dos dentes e procedemos à colocação de facetas provisórias, que mostram ao paciente uma aproximação do resultado final.

Recomendamos que o paciente use estas facetas provisórias, pelo menos durante uma semana, para que se comece a habituar ao seu uso.

Numa Segunda Consulta será feita a preparação dos dentes e procedemos à colocação de facetas provisórias, que mostram ao paciente uma aproximação do resultado final.

Recomendamos que o paciente use estas facetas provisórias, pelo menos durante uma semana, para que se comece a habituar ao seu uso.

preparação facetas dentárias

A Última Consulta deve de ocorrer 3 semanas depois da primeira, dando tempo para se preparar de forma individual cada peça tendo em conta todos os pormenores para garantir que o resultado final vai ser o ideal.

Após a aplicação das facetas definitivas, o paciente pode voltar à sua rotina diária, tendo sempre em atenção as recomendações dadas pelo médico dentista responsável.

Facetas dentárias finais

FAQ

Quais são as vantagens de colocar uma Faceta Dentária?

Na Prime Dental Clinic recomendamos a colocação de Facetas Dentárias principalmente para a melhoria da Estética Dentária e do Sorriso.

No entanto, este tratamento poderá trazer outras vantagens como facilitar a higiene oral, melhoria da saúde gengival e das funções fonéticas e de mastigação.

As Lentes de Contacto Dentário, sendo mais finas do que as Facetas Dentárias Tradicionais, não se quebram mais facilmente?

Não.

Pela maneira como são feitas, todas as facetas são extremamente resistentes. As Lentes de Contacto Dentário não diferem muito das Facetas Dentárias.

A maior diferença é exatamente esta espessura, tendo ainda a vantagem de muitas vezes não precisar que exista tanto desgaste no dente antes de começar o tratamento.

Quanto desgaste vai ser preciso para colocar as facetas dentárias?

O desgaste necessário depende sempre muito da situação do dente dos nossos pacientes e da alteração desejada.

Quando não queremos nenhuma projeção do lábio ou dentes, ou quando existe uma alteração significativa da cor do dente, podemos ter de realizar um desgaste maior.

Mas em tratamentos como o fecho de diastemas, o desgaste é normalmente muito pouco – entre 0,1 e 0,2 mm. 

Os nossos Médicos Dentistas começam sempre por realizar uma análise específica e pormenorizada de cada caso, realizando um ensaio com material provisório, que vai simular o resultado final!

Qual é a duração de uma Faceta Dentária?

Os nossos tratamentos de Facetas Dentárias duram em média entre 10 e 12 anos, podendo ser mais, sendo sempre importante que os pacientes sigam as normas de higiene e manutenção recomendadas pelo Médico Dentista.

As Facetas Dentárias não dificultam as funções naturais dos dentes?

Não.

A Faceta Dentária vai servir como uma capa para o dente, tendo como principal função melhorar a sua estética. Mas o dente ainda vai estar presente e basicamente intocado pelo tratamento, sendo capaz de suportar as suas funções naturais.

Em muitos casos, as nossas facetas dentárias ainda ajudam na função de mastigação e fonética.

Como é feita a higienização das Facetas Dentárias?

A limpeza das Facetas Dentárias ou das Lentes de Contacto deve de ser igual à da dentição natural.

Recomendamos fazer a escovagem duas vezes por dia, em conjunto com o uso de Fio Dentário e Elixir.

Quando é que se deve de colocar Facetas Dentárias e quando é que se deve de colocar Implantes?

Os Implantes dentários são peças de Titânio que se inserem no osso Maxilar, ou na Mandíbula, como roscas onde se irão “aparafusar” dentes artificiais.

Estes implantes irão simular as raízes naturais quando os nossos pacientes têm falta de um ou mais dentes.

Ao contrário das facetas, os implantes, têm uma grande importância em devolver a funcionalidade ao sorriso dos pacientes, tendo um maior impacto na mordida, na capacidade de mastigação e na fonética.

Recomendamos o uso de Facetas Dentárias quando as peças dentárias estão desgastadas mas ainda funcionais ou não têm a estética desejada e recomendamos o uso de Implantes Dentários, quando a dentição já perdeu grande parte da sua funcionalidade ou já nem está presente.

Quais são as desvantagens da colocação de Facetas Dentárias?

Muitos dos nossos pacientes procuram o tratamento de Facetas Dentárias quando querem alinhar a sua dentição.

No entanto, este tratamento só é possível em casos não muito graves. Quando existe um grande desalinhamento, recomendamos sempre começar com tratamentos de Ortodontia antes de se proceder à colocação das facetas.

Outra desvantagem associada ao uso de Facetas Dentárias é a necessidade em muitos casos de se começar com um desgaste dentário, que é irreversível no futuro.

Felizmente, estas peças têm uma alta durabilidade e podem sempre ser substituídas quando o desgaste começa a ser significativo.

Contactos

Preencha o nosso formulário e entraremos em contacto no sentido de resolver qualquer dúvida que tenha ou efetuar marcação de consulta junto da nossa equipa de receção.